Utilize o Balcão SNS 24 na Junta de Freguesia do Samouco
Este espaço está instalado na Junta de Freguesia e à sua disposição a partir de 1 de fevereiro.
O que é o Balcão SNS 24 ?
O Balcão SNS 24 é um espaço gerido por entidades externas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aderiram ao protocolo entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde aos cidadãos.
Qual é o objetivo destes espaços?
O objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência.
Quais são os serviços digitais disponibilizados pelo Balcão SNS 24 ?
Os serviços disponibilizados no Balcão SNS 24 são:
- consultas | teleconsultas (marcar |desmarcar| remarcar)
- teleconsultas (realizar)
- exames (consultar resultados)
- guia de tratamento (consultar)
- medicação crónica (renovar| consultar)
- avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19
- agendar vacinação COVID-19
- emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação)
- aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa
- realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24
- pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica
- informação do utente (emissão e alteração de dados do utente)
Estes serviços são disponibilizados em outros locais?
Sim. Estes serviços podem ser disponibilizados pelos seguintes canais:
- área pessoal do portal do SNS 24
- SNS 24 (site e telefone)
- RSE | Área Administrativa
Como posso aceder ao Balcão SNS 24?
Existem duas formas diferentes de aceder ao Balcão SNS 24. Através do:
- acesso facilitado
Os serviços realizados através do acesso facilitado são sempre realizados pelo utente com o suporte do funcionário do Balcão SNS 24 . Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via telefone ou site. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24ou a contactar o SNS 24 por telefone ou acedendo ao site.
- acesso mediado
Na modalidade de acesso mediado, os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa. Para isso, o funcionário terá de fazer a sua autenticação nesta área.
Qual a diferença entre acesso facilitado e o acesso mediado?
O acesso facilitado tem como objetivo dar ao cidadão as condições e o apoio para o próprio poder aceder aos serviços digitais e de telessaúde para que “faça você mesmo”.
Já o acesso mediado acontece quando o cidadão não tem as condições necessárias para efetuar os pedidos que necessita e, por isso, permite fazer-se representar por um profissional do balcão numa perspetiva de “fazemos por si”.
Quais são os requisitos para aceder ao Balcão SNS 24?
Pode aceder ao Balcão SNS 24 através:
- acesso facilitado:
Para aceder aos serviços acima indicados o utente deve:
- ter Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, respetivo PIN
- estar registado na área pessoal do portal SNS 24
- ter telemóvel e/ou conta de e-mail
O Balcão SNS 24 deve ter:
- computador com câmara, som e Google Chrome instalado
- leitor de cartões
- aplicação do Cartão do Cidadão instalada
- largura de banda mínima de 20 MB
- acesso mediado:
Para mediar aos serviços acima indicados o funcionário do Balcão SNS 24 deve:
- ter um utilizador válido na RSE | Área Administrativa
- ter telemóvel
O Balcão SNS 24 deve ter:
- computador com câmara, som e com Google Chrome instalado
- largura de banda mínima de 20 MB
Como posso fazer a ativação da chave móvel digital?
O pedido de ativação da Chave Móvel Digital pode ser feito através das seguintes formas:
- online:
- no site autenticação.gov.pt – para cidadãos portadores de Cartão de Cidadão com leitor de cartões, código PIN de autenticação e telemóvel
- através do Portal das Finanças com os dados de acesso do portal das finanças – para cidadãos titulares de Cartão de Cidadão. Após preenchimento dos dados pedidos, o código PIN temporário da Chave Móvel Digital é enviado por carta para a morada do titular do Cartão de Cidadão. Depois de receber a carta, o cidadão poderá concluir a ativação da Chave Móvel Digital
- presencialmente: para cidadãos com Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte, Título ou Cartão / Certificado de residência
- serviços do Registo Criminal
- serviços consulares portugueses
- Balcões do Registo Nacional de Testamento Vital
- Espaços Cidadão
- Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC – Açores) – nas lojas que disponibilizam o serviço
- Balcões do serviço, levantamento de um novo Cartão de Cidadão
NOTA: Para ativar a CMD com Título de Residência (cidadãos estrangeiros extracomunitários) ou Cartão/Certificado de Residência (cidadãos comunitários e seus familiares) é necessário o número de contribuinte.
- outros canais:
- VODAFONE TV BOX: A Vodafone disponibiliza um conjunto de serviços digitais da Administração Pública, na APP Serviços Públicos na box da TV. Nesta APP pode ativar a Chave Móvel Digital. Disponível apenas para clientes com Cartão de Cidadão
Como posso fazer o registo na área pessoal do portal do SNS 24?
Para fazer o seu registo na área pessoal do portal do SNS 24 deve:
- aceder à área pessoal do portal do SNS 24
- clicar em “Registe-se agora”
Será redirecionado para uma página onde irá selecionar se se pretende registar na área pessoal do portal do SNS 24 através da:
- Chave Móvel Digital (CMD) ou
- Cartão do Cidadão (CC) ou
- Número de Utente de Saúde
Os novos registos na área pessoal do portal do SNS 24 passam pela autenticação do utilizador através da Autenticação.Gov.
Após a autenticação será redirecionado para uma página para associar os dados de contacto da área pessoal do portal do SNS 24, nomeadamente um número de telemóvel e/ou um endereço de email.